Engenheiro Automotivo

Engenheiro automotivo

O engenheiro automotivo tem competências para atuar em planejamento, projeto, construção, manutenção e descarte de sistemas automotivos, como automóveis, caminhões, ônibus e outros meios autopropelidos, convencionais e especiais. Também, pode atuar em áreas interdisciplinares das engenharias: mecânica, elétrica, produção, mecatrônica, metalúrgica, materiais, transporte e logística, infraestrutura, associados à engenharia automotiva.

 

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho do engenheiro automotivo abrange não apenas às áreas de P&D, Aftermarketing, Engenharia de Aplicação, Experimental, Produto, Qualidade, Vendas etc das indústrias de veículos automotores, como, também, trabalha em toda a cadeia de fornecedores de componentes automotivos e áreas relacionadas. Considerando que  o transporte terrestre de pessoas e cargas tem um imenso impacto no dia-a-dia das pessoas, como consequência os veículos possuem alta relevância no atendimento das necessidades humanas, para acessibilidade, transporte, conveniência e liberdade em tempo e rota. Tanto que há aproximadamente um carro rodando para cada 4 habitantes no Brasil.

FrotaVeiculosIBGE2014

Fonte: Ministério das Cidades, Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN – 2014

Assim, a indústria automotiva e sua cadeia produtiva é a área que mais gera empregos e produz o maior volume de produtos dentre todas as indústrias mecânicas. Sendo que não há nenhum sistema alternativo, disponível ou desenvolvido, que o supere na melhoria da qualidade de vida das pessoas. As fábricas das maiores montadoras no Brasil estão distribuídas no país como indica o mapa a seguir e na lista de montadoras da Anfavea.

Localização das fábricas

 

O piso salarial médio de um engenheiro no mercado, que trabalha 8h diariamente, é de 8,5 salários mínimos (R$6.154,00). Mas, pode variar conforme a empresa e região.

 

Especialização

Após a finalização de um curso de engenharia, existem inúmeros cursos de especialização (também, chamadas de “pós-graduação Lato Sensu“) para capacitação na área automotiva. Alguns dos principais cursos são:

 

Universidade Cidade Carga-horária
Poli-USP
(Universidade de São Paulo)
São Paulo/SP 372h
Unicamp
(Universidade Estadual de Campinas)
Campinas/SP 360h
Cimatec-Senai
(Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial)
Salvador/BA 450h
UFPE
(Universidade Federal de Pernambuco)
Recife/PE 495h
UTFPR
(Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
Curitiba/PR 486h
FEI
(Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana)
São Bernardo do Campo/SP 480h
Instituto Mauá de Tecnologia São Caetano do Sul/SP 360h
PUC-Minas
(Pontifícia Universidade Católica)
Belo Horizonte/MG 438h
Unisociesc
(Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina)
Joinville/SC 372h

Páginas: 1 2