Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Os trabalhos de Conclusão de Curso, da área Automotiva, e pertinentes ao estudo dos sistemas veiculares são listados a seguir, extraídos do repositório da UFSC.
Freios
- CARACTERIZAÇÃO DO DESEMPENHO VEICULAR NA DINÂMICA DE FRENAGEM
- ANÁLISE NUMÉRICA DA INFLUÊNCIA DE DEFLETORES DE AR NO RESFRIAMENTO DE FREIOS À TAMBOR
- ANÁLISE DO SISTEMA DE FREIO DE UM VEÍCULO DE COMPETIÇÃO FORMULA SAE
- ANÁLISE DE PROPRIEDADES MECÂNICAS E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE DISCOS DE FREIO DE VEÍCULOS DE PASSEIO
- A INFLUÊNCIA DO PROCESSO PRODUTIVO NA QUALIDADE FINAL DE PASTILHAS DE FREIO AUTOMOTIVA
- COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO EM FRENAGEM DE VEÍCULO COM SISTEMA ABS ATIVO E INATIVO
Suspensão
- ANÁLISE DO SISTEMA DE SUSPENSÃO DE UM VEÍCULO DE CLASSE FORMULA SAE
- ANÁLISE ESTRUTURAL E OTIMIZAÇÃO APLICADA A UMA MANGA DE EIXO DE UM BAJA SAE
- ANÁLISE COMPUTACIONAL DE UM CONTROLADOR PID APLICADO A UMA SUSPENSÃO ATIVA VEICULAR
- ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE UM SISTEMA DE SUSPENSÃO COM DIFERENTES ALTURAS DE MOLAS
- ANÁLISE ESTRUTURAL DE UM BRAÇO DE SUSPENSÃO DO TIPO DUPLO A
- DESENVOLVIMENTO DE MANGAS DE EIXO DE VEÍCULO FORMULA SAE EM LIGA AlSi7Mg0,3 POR FUNDIÇÃO
- ANÁLISE DE VIDA EM FADIGA DE PONTA DE EIXO TRASEIRO UTILIZANDO O MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS
- CONTROLE DE H ∞ SISTEMAS DE SUSPENSÃO ATIVA VEICULAR
- 3D MAGNETIC STEERING WHEEL ANGLE AND SUSPENSION TRAVEL DETECTION A novel application of 3D magnetic sensing techniques to increase vehicle safety decreasing sensor overhead
- DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO PARA SISTEMA DE SUSPENSÃO DE VEÍCULO DE COMPETIÇÃO
- ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DE SUSPENSÃO VEICULAR
- Estudo para Utilização de Componentes de Suspensão de Motocicleta em Veículo Minimalista Urbano
- MODELAGEM VIBROACÚSTICA DE VEÍCULOS UTILIZANDO O MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS: CONTRIBUIÇÃO DOS CAMINHOS DA SUSPENSÃO
- MODELAGEM DINÂMICA E ANÁLISE DE SISTEMA DE SUSPENSÃO DE PROTÓTIPO AUTOMOTIVO ULTRA EFICIENTE
- ANÁLISE NUMÉRICA E EXPERIMENTAL DE CAPTAÇÃO DA ENERGIA DE VIBRAÇÃO MECÂNICA UMA APLICAÇÃO NO SISTEMA DE SUSPENSÃO VEICULAR
Transmissão
- ANÁLISE TÉCNICA E COMPARATIVA DE CAIXA DE CÂMBIO MANUAL E AUTOMÁTICA
- APLICAÇÃO DE AMORTECIMENTO TORCIONAL NÃO LINEAR EM DISCO DE EMBREAGEM PARA REDUÇÃO DE RUÍDOS EM SISTEMAS DE TRANSMISSÃO
- SELEÇÃO DE MATERIAIS E MANUFATURA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CAIXA DE REDUÇÃO PARA VEÍCULO FÓRMULA SAE
- DESENVOLVIMENTO DE UMA TRIZETA PELO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS APLICADO A UM VEÍCULO DO TIPO FÓRMULA SAE
- SISTEMAS DE TRANSMISSÃO COM EMBREAGEM CONVENCIONAL E DUPLA: UM COMPARATIVO TÉCNICO
- ESTUDO SOBRE APLICAÇÃO DE TRANSMISSÃO CONTINUAMENTE VARIÁVEL PARA VEÍCULOS DE PEQUENO PORTE
- VIBRAÇÃO TORCIONAL EM POWERTRAIN
- OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO POR MEIO DE ALGORITMO GENÉTICO
Chassi
- ANÁLISE ESTRUTURAL DE UM CHASSI DE SEMIRREBOQUE PELO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS
- ESTUDO DE CARGAS EM UM SEMIRREBOQUE CARREGA TUDO UTILIZANDO MÉTODOS NUMÉRICOS E ANÁLISE EXPERIMENTAL
- ANÁLISE ESTRUTURAL UTILIZANDO O MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS DE UM CHASSI PARA VEÍCULOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA CONSTRUÍDO COM MATERIAL COMPÓSITO
- PROJETO, CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE UM ATENUADOR DE IMPACTO DE UM VEÍCULO FÓRMULA SAE
- ANÁLISE DE RIGIDEZ TORCIONAL PELO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS DE UM CHASSI TUBULAR MODELO BAJA SAE
Pneus
- ANÁLISE ESTATÍSTICA DE PARÂMETROS DE PNEUS COM BASE EM AMOSTRA DA FROTA DE JOINVILLE/SC
- ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA PROFUNDIDADE DOS SULCOS DOS PNEUS NA OPERAÇÃO DE VEÍCULOS DE PASSEIO
Outros
- ANÁLISE ITERATIVA DE ACELERAÇÃO LIVRE EM RAMPA E DESACELERAÇÃO LIVRE EM ESTRADA PLANA (COAST-DOWN) PARA AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS DINÂMICOS LONGITUDINAIS DE VEÍCULOS
- ESTUDO DA DINÂMICA LATERAL DE VEÍCULO PROTÓTIPO DE 3 RODAS URBANO
- COMPARATIVO PRÁTICO DO DESEMPENHO DINÂMICO DE UTILITÁRIO ESPORTIVO E VEÍCULO DE CATEGORIA MÉDIA
- MEDIÇÃO E ANÁLISE DO CONFORTO VEICULAR E QUALIDADE DE VIAS
- ESTUDO SOBRE A DINÂMICA LATERAL DE VEÍCULOS DE PASSEIO DAS CLASSES SUV E SEDAN
- ANÁLISE DOS NÍVEIS DE VIBRAÇÕES DE UM TRATOR CORTADOR DE GRAMA