Powertrain

Descrição do teste

O objetivo das medições foi a medição da vibração torsional antes e depois da embreagem em diferentes configurações do amortecimento torsional do disco de embreagem. Os dados referem-se às medições de velocidade de rotação (rpm) na cremalheira do volante de inércia do motor (engine flywheel) e eixo piloto da caixa de transmissão (inputshaft). A caixa de transmissão é escalonada de um estágio e engrenamento contraposto. O veículo é da linha leve, 5 marchas, com motor 1.0.

Foram medidas em condição de tração em WOT, a partir da rotação de marcha lenta até a rotação máxima do motor em segunda marcha. As configurações das amostras no amortecimento torsional no disco de embreagem são:

  • Amostra 01: atrito de 0,69Nm e rigidez torsional de 8,80Nm/°
  • Amostra 02: atrito de 0,80Nm e rigidez torsional de 12,60Nm/°
  • Amostra 03: atrito de 4,51Nm e rigidez torsional de 8,80Nm/°
  • Amostra 04: atrito de 8,43Nm e rigidez torsional de 8,60Nm/°

Os dados foram dispostos em planilha excel para melhor tratamento posterior, seja utilizando o próprio excel ou exportando para programas como o Matlab por exemplo.

As medições são gratuitas e de uso livre. Solicitamos a citação do crédito ao “Laboratório de Sistemas Veiculares da UFSC” para utilização do material.

Para maiores informações consultar:

TCC do Fernando Flach (2014)

Modeling of nonlinear torsional vibration of the automotive powertrain