Suspensão

Descrição do teste

O objetivo das medições foi a medição da vibração na roda (massa não suspensa) e veículo (massa suspensa). Os dados referem-se a medição de vibração, aceleração, da massa suspensa e massa não suspensa. No vídeo da medição 01, o veículo percorre uma via de paralelepípedo a aproximadamente 40km/h. O segundo vídeo representa a vibração, deslocamento, das duas massas nesta mesma via. O IRI indica o nível de rugosidade da via, que é a fonte de excitação na roda. Os dados foram dispostos em planilhas excel para melhor tratamento posterior, seja utilizando o próprio excel ou exportando para programas como o Matlab por exemplo.

As medições são gratuitas e de uso livre. Solicitamos a citação do crédito ao “Laboratório de Sistemas Veiculares da UFSC” para utilização do material.

O veículo usado no teste é o Renault Sandero Expression 1.6 16v Sce 2015

Ruas medidas em 2017: Medição 01 – Rua Presidente Prudente Medição 02 – Rua Marcilio Dias Medição 03 – Avenida Blumenau Medição 04 – Avenida Getulio Vargas Medição 05 – Avenida Procópio Gomes Medição 06 – Avenida Albano Schmitd Medição 07 – Rua Guilherme.

Os gráficos gerados com os dados obtidos podem ser observados a seguir.

 

O próximo vídeo mostra o comportamento visto do interior do automóvel na Rua Prudente de Morais em Joinville (antes de ser asfaltada).

 

Para maiores informações consulte:

Measurement and analysis of vehicle comfort and road quality

TCC (Murilo Henrique Baggio de Mello)