Gestão de Resíduos

Os resíduos químicos gerados no Laboratório de Sistemas Veiculares devem ser isolados em embalagens próprias e posteriormente entregues à coleta de resíduos da UFSC (Gestão de Resíduos Sólidos CGA/UFSC). Os usuários devem seguir os protocolos de segurança (calçado de segurança e vestimentas longas e fechadas) e seguir os procedimentos com EPI adequados e informar ao supervisor do laboratório.

Os principais resíduos gerados no LSV são do tipo:

– óleo lubrificante (IBAMA 130201 (*) )

– fluido de freio e embreagem (IBAMA 160113 (*) )

– fluido de radiador etc (IBAMA 160114 (*) )

– sólidos como papel, filtro, luva e estopa contaminados com os resíduos líquidos (IBAMA 180202 (*) ).

O asterisco ao lado do código IBAMA indica que é um produto perigoso (corrosividade, toxicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade ou mutagenicidade). Para mais informações acessar os links acima para o FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos).

Manual sobre gestão de resíduos na UFSC: link

 

PROCEDIMENTO DO LABORATÓRIO

Ao gerar o resíduo pelo usuário do laboratório, se esse resíduo for líquido deve ser colocado na bombona indicada no laboratório e registrar a quantidade estimada, tipo do produto, data e identificação do usuário. Aos sólidos não perfurantes, separar no saco plástico. As bombonas que atingirem até 80% da capacidade ou sacos plásticos até 2/3 preenchidos devem ser entregues para a coleta (avisar o supervisor do laboratório).

O fluxo do processo é apresentado pela gestão de resíduos:

Fonte: gestaoderesiduos.ufsc.br